abril 27, 2010

O Sol e o Mar (Escultura) - Matosinhos

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
A escultura O SOL E O MAR é formada por dois elementos. Um representa uma onda, o outro, uma coroa circular a evocar o Sol. Trata-se de uma peça cujo tema e simplicidade denotam bem as características do concelho de Matosinhos: Sol e Mar, com Matosinhos, “terra por todos, conhecida por o sol e o mar coabitarem”. Esta escultura é composta por uma grande plataforma com 35 metros de diâmetro de onde nasce uma «onda» com 9 metros de altura envolta por um «arco-íris», tudo executado com a «rigidez» do aço inox e com um jogo de luzes e água a cair da «onda». “O Sol e o Mar” - ESCULTURA DO PROF. ZULMIRO DE CARVALHO.

Rua Nova do Seixo, Motas e Móveis

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Prédio sito na Rua Nova do Seixo ao Padrão da Légua, Custóias, Matosinhos, Portugal. Prédio que enquadra o Banco BPI, Móveis do Lúcio e as Motos Lino Mendes (Motos Lino Mendes, Rua da Fonte Velha Custóias.

Estádio do Padroense Futebol Clube (Sintético)

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Este equipamento desportivo (Campo Sintético) é parte integrante do complexo desportivo do Padroense Futebol Clube. Este Sintético foi inaugurado em 25 de Setembro de 2004. Complementando o relvado natural, serve de apoio (treinos e jogos) para as camadas jovens da modalidade de futebol e sua Academia de Formação. É um instrumento de trabalho de qualidade superior para a aprendizagem e a prática do futebol moderno. (Balneários, Posto Médico, Arrumos e WC´s).

abril 23, 2010

Estádio do Padroense Futebol Clube

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
O Estádio do Padroense foi inaugurado em 27 de Agosto de 1994. O Padroense Futebol Clube é um instituição de utilidade pública da localidade do Padrão da Légua e foi fundado no ano de 1922. O primeiro campo do Padroense F. C. foi na “saibreira” passando depois para o “campo vadio” (onde hoje fica a escola Secundária), para finalmente ir para o Monte da Mina, junto aos terrenos onde hoje está a Igreja do Padrão da Légua... (http://www.padroensefc.pt/). O Padroense atingiu a 2ª Divisão Nacional em 2008/2009, divisão que actualmente milita. As suas secções de desporto são o Futebol, o Andebol e as respectivas Academias (integra este complexo, um relvado sintético inaugurado em 2004).

abril 17, 2010

Pavilhão Municipal do Padrão da Légua

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
O Pavilhão Municipal Padrão da Légua (Ver Fotos) insere-se numa zona onde existe já uma estrutura desportiva, o Campo de Futebol do Padroense Futebol Clube, prevendo-se, assim, a articulação entre estes dois equipamentos com o objectivo de se complementarem ao nível das modalidades desportivas existentes. Inaugurado em 2009. Modalidades previstas: Futsal, Basquetebol, Andebol, Voleibol, Actividade Física e Desportiva de Enriquecimento Curricular 1º Ciclo. Informação Técnica: Ano de construção – 2009, Bancada: 300 lugares sentados, Recinto Desportivo total: 44 m x 25 m – 1440 m2, Altura: 9 m, Piso Flutuante Madeira, Zona Técnica e Zona de Segurança, Balneários – 6, Balneários e instalações separadas de apoio a árbitros e monitores, Instalações de Apoio a Atletas, Arrecadações, Sala Polivalente: 16 x 10.7 - 172 m2, Altura: 5 m, Piso Flutuante Madeira, Zona Administrativa: Salas de Trabalho e Salas de Reunião, Posto Médico e Sala de Controlo Anti-Doping, Balcão Recepção e Átrio de Entrada, Estacionamento: 38 lugares + 3 lugares deficientes + 4 lugares autocarro.

abril 16, 2010

Igreja do Senhor da Boa Fortuna (Capela)

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Em Moalde, pequena localidade de São Mamede de Infesta (Matosinhos),há a capela do Senhor da Boa Fortuna e da Boa Morte, que primitivamente se chamava do Senhor da Cruz das Almas e foi mandada construir pelo Reverendo Manuel da Silva Barros. Tem festividade anual no domingo do Espírito Santo e tem larga tradição nas gentes do local.

abril 15, 2010

Edifício TATAMI Lounge+Café

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Edifício da Avenida da República em Matosinhos onde fica situado o "TATAMI Lounge+Café". Este será um espaço de referência na comédia de Stand Up. O comediante Rui Xará será o contador de piadas residente sendo que muitos outros marcarão presença.

abril 14, 2010

Casa-Museu Abel Salazar, S. Mamede Infesta

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Tutelada, inicialmente, pela Fundação Gulbenkian, a Casa-Museu Abel Salazar é desde 1975 património da Universidade do Porto, sendo gerida desde 1989 pela Associação Divulgadora da Casa-Museu. Integra a Rede Portuguesa de Museus. Abel Salazar, médico e cientista reconhecido a nível mundial, nasceu em Guimarães em 1889 e residiu em Matosinhos durante cerca de trinta anos. As colecções da Casa Museu Abel Salazar são muito diversificadas e de um reconhecido valor histórico e patrimonial. Expostas em três pisos, reflectem sobretudo a faceta artística do mestre, através de esculturas, pinturas a óleo, desenhos, nanquins ou cobres martelados. No primeiro andar há uma reconstituição do ambiente vivido por Abel Salazar na sua residência, ainda com o mobiliário e disposição originais. No 2º andar, em várias salas estão expostos alguns dos trabalhos de investigação de Abel Salazar na área das ciências biológicas, material de laboratório e artigos por si escritos, trabalhos de gravura e alguns objectos de uso pessoal no quarto de dormir. A sua faceta de pensador social (que levaria à sua expulsão da Universidade do Porto pelo Estado Novo) é igualmente abordada neste espaço museológico. Este museu integra a Rede Portuguesa de Museus. (In site C.M. Matosinhos).

Igreja Matriz de Leça da Palmeira, Matosinhos

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Esta igreja foi construída nos princípios e a par da fundação de Portugal e era conhecida, pelo nome de "Igreja de S. Miguel de Moroça". Construção antiga, pequena e baixa, revestida de pedra, por dentro e por fora. Traçado um tanto semelhante à velha Igreja de Cedofeita, ou qualquer outra românica. Nada existe nesta freguesia que "pertença" a construções românicas, portanto existe a hipótese de ter sido demolida e sobre ela se ter edificado a actual, entre 1568 a 1578. É de realçar nesta edificação o retábulo da capela-mor de talha dourada com colunas salomónicas e decoração de parras, cachos de uvas, pombas, folhas de acanto e cabeças aladas, característica do séc. XVIII. Este retábulo foi concluído em 1714 e dourado pelo pintor portuense Manuel Ribeiro. O remate, em estilo rocaílle, deverá datar de 1762 e 1778. Freguesia de Leça da Palmeira.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Capela)

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
A existência do Largo da Ermida induz a interpretações equívocas quanto à designação da Vila e da Capela que nele existe. Uns consideram-na a primitiva Matriz, outros afirmam que a Aldeia da Igreja era o centro onde esta sempre tinha estado: "Mais tarde, a Igreja Paroquial passou para o Lugar da Ermida (...) existindo ainda hoje, na Ermida, a Capela de Nossa Senhora da Conceição". A Capela de Nossa Senhora da Conceição (conhecida também por Capela da Ermida) que se julga datar de 1643 e que as "Memórias Paroquiais de 1758" diziam pertencer ao "Venerando Balio de Leça, a qual reedificaram os moradores à sua custa", foi reconstruída em 1804 e Igreja Matriz durante a edificação da Igreja Matriz (actual e principal) de São Mamede de Infesta, Matosinhos.

Igreja de S. Felix (Capela)

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Tem gerado alguma controvérsia a capela de S. Félix, na separação das freguesias de Leça do Balio e S. Mamede de Infesta. As duas freguesias a disputam. O marco de separação das freguesias indica que ele pertence a Leça do Balio, mas, segundo a Dra. Maria Manuela Sá, esta capela fazia parte da quinta de S. Félix de Picoutos, que estava inscrita na freguesia de Leça do Balio, mas a casa principal estava inscrita em S. Mamede. Esta capela foi construída em finais do sec. XVII ou inicio do sec. XVIII.
Foi devido à dedicação da Dra. Maria Manuela Sá, que esta capela, que estava em ruínas, foi restaurada em 1980/81, sendo hoje património concelhio.
Ostenta uma frontaria sóbria, enquadrada por pilastras sobrepujadas de pináculos piramidais. O seu portal de vão rectangular, ladeado por idênticas pilastras que suportam o tímpano interrompido. Sobre este um nicho que recolhera a estátua do orago. O conjunto termina por uma torre sineira, encimada por cruz.
O interior é de uma só nave abobadada. Sobre o altar, muito simples, em madeira ergue-se um belo retábulo. Pertence ao primeiro cicio do barroco. É formado por colunas salomónicas revestidos de cachos de uvas, aves e anjos. A cabeça do retábulo é constituída por arquivoltas ornadas com os mesmos motivos das colunas.
No interior da capela existe, em cada colateral, um túmulo singelo, em granito. Um coro com acesso por escada e uma sacristia com um gracioso lavabo, em granito, completa este conjunto barroco. (in site da Freguesia de São Mamede).

Junta de Freguesia da Sra da Hora, Matosinhos

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Edificio onde se encontra localizada a Junta de Freguesia da Senhora da Hora. Esta passou a Freguesia do Concelho de Matosinhos e do Distrito do Porto pela sua criação em 14 de Junho de 1933 pelo Dec. Lei nº 22:677. Foi elevada a Cidade em 2009 pelo Parlamento Nacional.

Junta de Freguesia de Custóias, Matosinhos

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Custóias localiza-se no coração do concelho de Matosinhos e atravessa um notável processo de desenvolvimento, bem visível na rede viária que hoje serve a vila. Olhando os extremos das duas últimas décadas, encontram-se grandes diferenças. Referências da Idade Média atestam a existência de monumentos megalíticos, datados do início dos terceiro e segundo milénios Antes de Cristo. A conquista da Península Ibérica pelos romanos determina a cultura de Custóias, que desde logo passou a dispor de excelentes vias de circulação. Esse factor favoreceu a fixação dos povos, que não se perde com a queda do império romano. A paróquia de Santiago de Custóias aparece referenciada nas Inquirições do ano de 1258, que citam também a 'Via Veteris', um eixo de peregrinação até à Galiza, onde Santiago pregou o Cristianismo, depois da morte de Jesus Cristo. A primeira menção ao topónimo 'Costoyas' ou 'Custodias' surge em documentos do século X. Ao longo dos séculos, esta terra, que foi palco de lutas contra o Absolutismo, nunca se desviou da rota do crescimento. Prémio justo para esta caminhada é a elevação ao estatuto de vila, a 26 de Agosto do ano de 2003. O futuro promete mais crescimento... (sic internet)

Rua Nova do Seixo (5), Matosinhos

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Prédios sitos na Rua Nova do Seixo, Leça do Balio, Matosinhos, Portugal. Prédios que enquadram a Clinica do Povo, ex. Padaria do Quintas, a óptica e a oficina automóvel do Neca.

Rua Nova do Seixo (4), Matosinhos

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Prédios de habitação sitos na Rua Padre Manuel Bernardes (ligação com a Rua Nova do Seixo), Leça do Balio, Matosinhos, Portugal.

Rua Nova do Seixo (3), Matosinhos

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Prédios sitos na Rua Nova do Seixo, Leça do Balio / Custóias, Matosinhos, Portugal. Prédios que enquadram o antigo Café Padroense, Barbearia do António e do Artur e também uma ervanária.

Rua Nova do Seixo (2), Matosinhos

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Prédios sitos na Rua Nova do Seixo, Leça do Balio, Matosinhos, Portugal. Prédios que enquadram a churrasqueira, a drogaria Central do Padrão (que já foi Sede Social do Padroense Futebol Clube e morada de um dos seus Presidentes) e a vidraria do Seixo.

Igreja de São Sebastião (Capela)

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Esta Capela foi edificada no Monte de Recarei e situa-se no Largo com o mesmo nome em confluência com as Ruas da Mainça e D. Frei Cristovão Cernache na Freguesia de Leça do Balio. A informação acerca desta Capela é muito escassa, não existindo quase nada (em fontes internet).

abril 13, 2010

Rua Nova do Seixo, Matosinhos

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D). Edifícios sitos na Rua Nova do Seixo, Custóias / Leça do Balio, Matosinhos, Portugal. Edifícios junto ao cruzamento com a Avenida Xanana Gusmão.

Convento do Cristo Rei

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D)
Convento de Cristo-Rei foi fundado em 1238, extinto em 1834 - ano em que é interrompida a permanência dos dominicanos no Porto, com a extinção das ordens religiosas -, restaurado como Casa em 1938 (regresso dos dominicanos à Invicta) e como Convento em 25 de Outubro de 1959. Este convento integra um Centro Paroquial, que por sua vez é sede de uma outra entidade de grande valor: o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes. Este convento é dominicano, cuja presença na cidade do Porto data da primeira metade do Século XIII. "O desenvolvimento citadino e a actividade social e religiosa entraram em apreciável dinâmica de integrado crescimento, assim como a consciência colectiva de que Cristo Rei era, de facto, uma comunidade social e religiosa com características próprias. Por isso, já em 1963, houve um movimento de leigos para que se tornasse, de facto, uma Paróquia", explica Frei Bernardo Domingues. E assim sucedeu, a 2 de Fevereiro de 1979, por obra de D. António Ferreira Gomes, então Bispo do Porto. (Sic - Junta de Freguesia de Aldoar).

Edifício do Neves & Teixeira

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D)
Edificios da Rua do Monte da Mina ao Padrão da Légua que enquadram o Neves & Teixeira, o Contraste, a Eletrica do Padrão, o Café Logos, Porto Classico e o farinheiro.
Esta localidade do Padrão da Légua encontra-se na ligação de quatro Freguesias (Leça do Balio, Custóias, S. Mamede Infesta e Senhora da Hora).

Pavilhão Rosa Mota (Pálacio de Cristal)

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D).
Trata-se de uma construção de planta circular com 92 metros de diâmetro na base, destinada a competições desportivas e outras, a exposições, etc. Tem uma superfície utilizável, ao nível do rés-do-chão, de 6 500 m2 e uma capacidade para 10 000 espectadores sentados. A cobertura é uma abóbada esférica , nervurada, em betão armado, com um diâmetro de 72 metros e uma flecha de 15 metros; comporta 32 arcos meridianos e 8 paralelos, formando a estrutura resistente. Arquitectura: José Carlos Loureiro. Engenharia: António Augusto Santos Soares (Museu Virtual - LNEC). Ano de Construção: 1956. Localização: Rua D. Manuel II, Porto, Portugal Pavilhao_Rosa_Mota. Pavilhão dos Desportos que iria permitir a realização dos Campeonatos Mundial e Europeu de Hóquei em Patins em 1952.

abril 12, 2010

Estátua Equestre de D. João VI - Porto

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D)
Estátua Dom João VI D. João VI, filho de D. Maria I, nasceu em 1767 e faleceu em 1826. Com apenas 25 anos tomou a regência, devido a graves problemas mentais de sua mãe, só sendo nomeado rei, após a morte de D. Maria I. Na altura das invasões francesas, foi com a corte e a família real para o Brasil, deixando Portugal controlado por ingleses gerando alguma insatisfação popular. Em 1820, na sequência da revolução do Porto, liderada pelos liberais, retorna a Portugal onde jura uma «Constituição» sob a qual reinará até 1826. Estátua Equestre da autoria de Barata Feyo, inaugurada em 1966, retrata o rei vitorioso a cavalo. Localização: Praça de Gonçalves Zarco - Porto 4100-274 PORTO Freguesia: Nevogilde Concelho: Porto Distrito: Porto - Portugal.

Igreja Matriz São Mamede Infesta - Matosinhos

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D)
A actual Igreja Matriz foi projectada pelo arquitecto portuense Pedro de Oliveira, inspirado na Igreja da Trindade. O lançamento da sua primeira pedra, data de 1864-08-27, devendo-se o facto a um natural da terra, então radicado no Brasil. Falamos de Rodrigo Pereira Felício, - falecido no Rio de Janeiro em 1872-07-27 - que para tal evento enviou a enorme quantia (para essa época) de doze contos de reis. No seu interior, destaca-se o retábulo da capela-mor representando a Eucaristia e o símbolo - imolação do cordeiro -, da autoria do pintor Francisco Pinto da Costa. A maior parte da talha é proveniente do convento de Monchique.(...). A imagem do Senhor dos Passos, é oitocentista, belíssima. Morada: Largo da Cruz 1, São Mamede de Infesta 4465-115 São Mamede de Infesta – Mts, Portugal.

Móvel Bar

Modelado por: Rapiuque (Ver Modelo 3D)
Móvel composto por lava loiça, arrumos, frigorifico, máquina café e mesa de apoio a serviço. Este móvel foi desenhado especificamente para fazer parte do serviço de bar dos camarotes do Padroense Futebol Clube na Senhora da Hora. Foi executado em 2008